Convidados

Mensalmente, o Fotos e Grafias convida contistas, poetas e cronistas. Leia todos aqui.


Segunda Temporada

Adri Aleixo

Poesia: Nota para desvio de palavra

Adri Aleixo é Poeta e Professora mineira que vive na linda Belo Horizonte. Participa das antologias Escriptonita, 30 anos do Psiu Poético e Sobre Lagartas e Borboletas. Possui textos publicados em sites e revistas de todo país. Publicou dois livros de poesia pela editora Patuá: Des.caminhos (2014) e Pés (2016).

*   *   *   *   *

Bruno Ribeiro

Conto: Alojamento de tortura gratuita e intensiva para adeptos da moda punk 2022

Bruno RibeiroBruno Ribeiro é autor do livro de contos Arranhando Paredes (Bartlebee, 2014) e dos romances Febre de Enxofre (Penalux, 2016) e Glitter (Amazon, 2017). Mestre em Escrita Criativa pela Universidad Nacional de Tres de Febrero, editor da Revista Sexus e terceiro colado no concurso Brasil em Prosa 2015 . Finalista do Prêmio Sesc de Literatura 2016 e do Prêmio Kindle de Literatura.

*   *   *   *   *

Clarissa Macedo

Poesia(s):

Clarissa Macedo, doutoranda em Literatura e Cultura, é escritora, revisora, professora e pesquisadora. Apresenta-se em eventos pelo Brasil e fora do país, integrando diversas coletâneas, revistas, blogues e sites. Publicou O trem vermelho que partiu das cinzas e Na pata do cavalo há sete abismos (Prêmio Nacional da Academia de Letras da Bahia, 2014). Prepara dois novos livros.

*   *   *   *   *

Demetrios Galvão

Poesia: em breve

Demetrios Galvão é poeta, professor e historiador. Autor de Fractais Semióticos (2005), Insólito (2011), Bifurcações (2014), O Avesso da Lâmpada (2017) e do objeto poético Capsular (2015). Participou do coletivo Academia Onírica e foi um dos editores do blog Poesia Tarja Preta e da AO-Revista. Edita a revista Acrobata, o blog Janelas em Rotação e colabora no site LiteraturaBr.

* * * * *

Edelson Nagues

Poesia: em breve

Edelson Nagues tem textos selecionados para coletâneas e portais da internet. Publicou Humanos, de contos, e Águas de clausura, de poesia (vencedor do X Prêmio Literário Asabeça). Organizou a coletânea Respeitável público: histórias de circo e outras tragédias (2015). Participou da antologia Horas partidas (2016). Em 2017, publicou um poema na plaquete Tanto mar sem céu.

* * * * *

Fabíola Mazzini

Poesia: em breve

Fabíola Mazzini nasceu em Vitória-ES. É servidora pública. Tem poemas publicados em Palavras da cidade, antologia de autores capixabas organizada pela Prefeitura de Vitória, e em Mallarmargens e Pausa, revistas na internet. Participou de Contemporâneas – Antologia Poética, de Vida Secreta, em 2016.

*   *   *   *   *

Irka Barrios

Conto: Boia

Irka Barrios nasceu com o nome Bibiana Barrios Simionatto. Segunda colocada no Brasil em Prosa 2015 com o conto “O Coelho Branco”. Participa das antologias de contos Onisciente Contemporâneo (Ed. Bestiário – 2016), Contos para ler a três (Ed. Bestiário – 2016), Dia zero (Tumblr, 2016) e Língua Rara (Ed. Outsider, 2017). Organizadora do site A Boa Prosa.

*   *   *   *   *

Roberto Menezes

Conto: O Sol patenteado

Roberto Menezes é paraibano. Nasceu em 1978. É professor da Universidade Federal da Paraíba. Tem quatro livros publicados Pirilampos Cegos (romance), O Gosto Amargo de Qualquer Coisa (romance), Despoemas (contos) e Palavras que devoram lágrimas (romance) e Julho é um bom mês pra morrer (romance). Foi vencedor do Prêmio José Lins do Rego (2011). Co-criador da FLIPOBRE.

*   *   *   *   *

Solange Firmino

Poesia: em breve

Solange Firmino é graduada em Letras pela UERJ. Participou de publicações de contos, poemas e ensaios no Brasil e Portugal. Tem 3 livros de poesia: Fragmentos da insônia, Das estações e Geometria do abismo. Vencedora do concurso de poesia da Fundação Cultural do Estado do Pará, com o livro Alguns haicais e mínimos poemas, a ser editado em breve. Seu blogue é www.solfirmino.blogspot.com.

* * * * *

Tere Tavares

Poesia / Conto(s) / Crônica: em breve

Tere Tavares é pintora e autora de sete livros: Flor Essência (2004), Meus Outros (2007), Entre as Águas (2011), A linguagem dos Pássaros (Editora Patuá 2014), Vozes & Recortes (Editora Penalux 2015), A licitude dos olhos (Editora Penalux 2016), Na ternura das horas (Editora Assoeste 2017). Participou de antologias, jornais e sites no Brasil e Exterior. Blog: m-eusoutros.blogspot.com.br

* * * * *

Primeira Temporada

Adriane Garcia

Crônica: Nossa Senhora das Graças

Adriane Garcia - Poeta e EscritoraAdriane Garcia, escritora. Tem publicados Fábulas para adulto perder o Sono (Prêmio Paraná de Literatura 2013, editora Biblioteca do Paraná, 2013), O nome do mundo (Armazém da Cultura, 2014), Só, com peixes (Confraria do Vento, 2015). Colabora no Escritoras Suicidas, publica também em vários veículos de internet.

*   *   *   *   *

Ana Elisa Ribeiro

Poesia: Do método

Escritora Ana Elisa RibeiroAna Elisa Ribeiro é escritora e professora. Tem publicados livros técnicos e literários, entre os mais recentes Xadrez (poesia, Scriptum, 2015), Beijo, boa sorte (contos, Jovens Escribas, 2015) e Por um triz (poesia, juvenil, RHJ, 2016). É curadora, junto com o poeta Bruno Brum, da coleção Leve um Livro, que distribui poesia contemporânea em Belo Horizonte, desde 2014.

*   *   *   *   *

Ana Faria

Crônica: O Homem que Salvou o Mundo

Ana Faria - EscritoraAna Faria nasceu e vive em Belo Horizonte. É mestre em Geografia pela PUC Minas e atua como educadora de Ensino Fundamental e Superior. Professora e escritora, publicou poemas e contos em diversas antologias, além dos romances Um Ano Bom e Um Amor de Muitos Verões. Um Romance Inapropriado está disponível no WattPad.

*   *   *   *   *

Betzaida Mata

Conto: O que o menino não disse ao fotógrafo

Betzaida Mata - EscritoraBetzaida Mata tem 39 anos, é professora de História e vive em Belo Horizonte. Possui contos e crônicas publicados em revistas virtuais. É autora de dois livros: o romance O fundo e a luz (Editora Kazuá, 2015), e o livro de contos Homens e sucatas (Editora Penalux, 2016).

*   *   *   *   *

Bruna Kalil Othero

Conto: Conto

Escritora Bruna Kalil OtheroBruna Kalil Othero é libriana de 1995, nascida e criada em Belo Horizonte. Autora de Poétiquase (Letramento, 2015), também estuda Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com ênfase em literatura e teatro brasileiros. Escreve no site da obvious magazine.

*   *   *   *   *

Cristiano Rato

Conto: Fechando os olhos

Escritor Cristiano RatoCristiano Silva Rato nasceu em Japonvar, norte de Minas Gerais. Atualmente vive no Morro do Papagaio, em Belo Horizonte. Tem publicado o livro Sentido Suspenso (Editora Multifoco, 2012) e textos espalhados pela web (Mallamargens, Balaio de Notícias, Caos e Letras, dentre outros) e fanzines. É co-criador do programa Literatura no Boteco.

*   *   *   *   *

Eduardo Sabino

Conto: 3832

Eduardo Sabino - EscritorEduardo Sabino nasceu em Nova Lima, MG. Estreou em 2009 com Ideias noturnas sobre a grandeza dos dias. Venceu o concurso Brasil em Prosa 2015, organizado pela Amazon e O Globo. Em 2016 publicou Naufrágio entre amigos. É cocriador do programa Literatura no Boteco.

*   *   *   *   *

Laércio Pereira

Poesia: O Muro

Escritor Laércio PereiraLaércio José Pereira é fotógrafo por profissão. Publicou o livro de poemas Menina da Lua, uma presença, uma procura em 2008 pela editora Tradição Planalto. Está se preparando para lançar seu segundo livro, Estou convencido de que vou para o inferno, em dezembro de 2016 pela mesma editora.

*   *   *   *   *

Marcos Mota

Crônica: Três armas

Escritor Marcos MotaDa contação de fábulas e histórias de fadas para seus filhos, Marcos Mota se dedicou a escrever Objetos de Poder. Com esta maravilhosa coleção de livros, o autor pretende inspirar gerações de leitores e contribuir de forma respeitosa para o crescimento da literatura fantástica brasileira. Atualmente, mora em Belo Horizonte com esposa e filhos.

*   *   *   *   *

Mariana Botelho

Poesia: O tão longe para onde venho

Mariana Botelho - EscritoraMariana Botelho nasceu em Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, interior de Minas Gerais, a 7 de abril de 1983. O silêncio tange o sino, seu primeiro livro, foi publicado pela Ateliê Editorial em 2010. Tem poemas publicados na revista Ciência e Cultura (SBPC), no Suplemento Literário de Minas Gerais e em várias revistas digitais.

*   *   *   *   *

Norma Lopes

Poesia: Sacode

Norma Souza Lopes - EscritoraNorma de Souza Lopes,  autora do livro de poemas Borda (Patuá, 2014) , mineira, de Belo Horizonte/MG, 1971,  é poeta e professora. “Escrever é essa costura cotidiana quando posso tecer e juntar as pontas soltas da memória.” Escreve no blogue Norma Din.

*   *   *   *   *

Nuno Manna

Crônica: Homem lê jornal em ônibus à noite para saber das notícias

Nuno Manna - EscritorNuno Manna é jornalista e pesquisador, doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), autor dos livros A tessitura do fantástico (Intermeios, 2014) e Jornalismo e o espírito intempestivo, colaborador da revista piauí com reportagens e crônicas. Mantém o site Odisseia no Espaço.

*   *   *   *   *

Rafael F. Carvalho

Conto: Chaves

Rafael F. Carvalho - EscritorRafael F. Carvalho (São Paulo, 1978) é autor dos livros de contos A Estante Deslocada (2011), A Cor do Sal (2013) e Terceiro Livro (2015), todos pela editora Patuá. Bacharel em Letras pela USP. Colunista da revista Samizdat desde 2012. Tem textos publicados em antologias e revistas brasileiras, sendo os mais recentes no Suplemento Literário de Minas Gerais.

*   *   *   *   *

Sérgio Fantini

Poesia: Vista da Velocidade

Sérgio Fantini - EscritorSérgio Fantini começou a agitar há 40 anos: folhetos, contos, poemas, eventos, oficinas. Seus livros mais recentes são Lambe-lambe (2016), A ponto de explodir (2ª ed., 2014), Novella (2013), Silas (2011) todos pela editora Jovens Escribas, e A Baleia Conceição (Saraiva, 2011).

*   *   *   *   *

Simone Teodoro

Poesia: Litania para Novembro

Poeta Simone TeodoroSimone Teodoro é poeta e mestra em Literatura Brasileira pela UFMG. Publicou os livros Distraídas astronautas ( 2014) e Movimento em falso (2016), ambos pela Editora Patuá. Há textos de sua autoria publicados em diversas revistas literárias nacionais. Participou, em 2015, da exposição Poesia agora, realizada pelo Museu da Língua Portuguesa. É leitora compulsiva de poesia.

*   *   *   *   *

Tadeu Sarmento

Crônica: Charlie

Tadeu Sarmento - EscritorTadeu Sarmento é autor de Breves Fraturas Portáteis (Fina Flor Editora, 2005) e Paisagens com ideias fixas (Bartlebee, 2012). Associação Robert Walser para sósias anônimos (2015) é seu romance premiado pelo II Prêmio Pernambuco de Literatura e publicado pela editora Cepe. Em 2016, ganhou o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, com o livro de poemas Um Carro Capota na Lua (ainda inédito). Vencedor do 13º Prêmio Barco a Vapor com O Cometa é um Sol Que Não Deu Certo.

*   *   *   *   *